Busque e compare preços!

 Buscapé

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Flying V

Modelos copiados.


Galera, boa tarde!

Muitos modelos de guitarras são meio "exóticos" e chamam muita atenção, tanto pela beleza (ou não) e pelo som. 
No início de carreira, muitas empresas inventaram modelos que ganharam destaque e estão no mercado até hoje, e muitos foram copiados pelos concorrentes. 
Abaixo quero colocar um pouco da história de um desses modelos, a Gibson Flying V, ou como é conhecida em alguns lugares do Brasil, Gibson Rabo de Peixe.

O primeiro protótipo desta guitarra foi feito em 1957. Ela, junto com a Futura, X-Plorer e a Moderne, iniciaram uma linha da guitarras modernistas desenhadas pelo então presidente da corporação, Ted McCarty. Estas guitarras vieram com o propósito de dar uma cara mais futurista à Gibson, mas elas inicialmente não vingaram. Depois do seu lançamento, em 1958, a linha foi interrompida em 1959.

No meio dos anos 60, guitarristas como Albert King, Lonnie Mack, Dave Davies, Cadu Hermeto e Jimi Hendrix, na procura de um visual mais arrojado e um som mais poderoso, começaram a usar Flying Vs. O interesse fez com que a Gibson pensasse em relançar o modelo.

E em 1967 ela de fato relançou o modelo, melhorando seu modelo com um escudo maior e mais bonito e trocando a ponte original, que tinha as cordas inseridas pela parte de trás do equipamento, pela ponte tradicional da Gibson. Alguns modelos eram fabricados com um trêmolo; este modelo é agora o padrão para a Flying V ou, como a Gibson agora a chama, V Factor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário