Busque e compare preços!

 Buscapé

sábado, 8 de junho de 2013

Satriani

Galeraaaaaaaaaaa...


Conhecem o Joseph?

Huum?! Não?!

Não conhecem Joseph Satriani????? ... Ah sim, tudo bem, e Joe Satriani? Então, o nome dele mesmo é Joseph, rsrs...

Vamos a algumas curiosidades de Satriani, um grande virtuose reconhecido em todo o mundo da guitarra.

Em 1988, Joe Satriani foi recrutado por Mick Jagger, do Rolling Stones, como guitarrista para a turnê do grupo. Além disso, em 1994, também foi convidado para ser o guitarrista de Deep Purple, embora mais tarde tenha decidido rejeitar a proposta. Satriani também tem trabalhado com uma ampla gama de guitarristas, incluindo Steve Vai, John Petrucci, Eric Johnson e Robert Fripp através do encontro anual G3.
Satriani foi inspirado a tocar guitarra aos 14 anos depois de saber que Jimi Hendrix havia morrido, tendo contado que ouviu a notícia durante uma sessão de treino de futebol, ocasião em que comunicou ao seu treinador que estava saindo do time para se dedicar à guitarra.

Em 1974 estudou música com o guitarrista de jazz Billy Bauer e com o pianista do mesmo gênero Lennie Tristano. Tristano exerceu grande influência na técnica de Satriani que mais tarde passaria a ensinar guitarra, tendo entre seus alunos nada menos que Steve Vai, que depois de ganhar fama passou a elogiar Satriani nas entrevistas que concedia para revistas especializadas, o que foi de grande importância para sua carreira.
Em 1978, Satriani mudou-se para Berkeley, Califórnia, para prosseguir sua carreira musical. Não muito tempo depois da sua chegada, retomou o ensino de guitarra. Seus alunos mais notáveis da Califórnia foram: Kirk Hammett (Metallica), David Bryson (Counting Crows), Kevin Cadogan (Third Eye Blind), Larry Lalonde (Primus), Alex Skolnick (Testament), Phil Kettner (Laaz Rockit) e Charlie Hunter.

Em 1987 Satriani lançou seu o segundo álbum "Surfing With the Alien", sendo seu primeiro trabalho totalmente instrumental. Na mesma época, Satriani também excursionou na Austrália e Nova Zelândia com Mick Jagger na divulgação do álbum dos Rolling Stones.

Em 1989, Satriani lançou o álbum "Flying in a Blue Dream". O álbum vendeu bem, especialmente no Texas. Ele foi fortemente promovido pelos KLBJ-FM, em Austin. "One Big Rush", foi destaque na trilha sonora do filme de Cameron Crowe "Say Anything". "The Forgotten Part II" foi apresentado em um comercial no Canadá, em 1993. "Big Bad Moon" foi um hit do final de 1989.

Em 1992, Satriani lançou "The Extremist", seu CD mais aclamado pela crítica e melhor à época. As estações de rádio em todo o país foram rápidas em tocar "Summer Song", "Cryin '" e "Friends" e a faixa título era composta de batidas regionais. O CD é agora considerado um clássico do rock.

No final de 1993 Satriani entrou para o Deep Purple em substituição de curto prazo do guitarrista Ritchie Blackmore durante a turnê japonesa da banda. Os shows foram um sucesso tão grande que Satriani foi convidado a integrar a banda permanentemente, o que não aconteceu em razão de contrato anteriormente firmado com a Sony Music.

Em 1996 ele formou o G3, uma turnê com três guitarristas de rock instrumental, originalmente Satriani, Steve Vai e Eric Johnson. A turnê G3 continuou periodicamente desde sua versão inaugural, tendo Satriani e Vai como membros cativos e um terceiro guitarrista flutuante, dentre os quais se incluem Eric Johnson, Yngwie Malmsteen, John Petrucci, Kenny Wayne Shepherd, Robert Fripp, Rondat Patrick e outros mais.
Em 1998, Satriani lançou "Crystal Planet" e, em 2001, outro CD gravado ao vivo em São Francisco, que em dezembro de 2000 também foi lançado como um DVD de música. Já no ano de 2006, Satriani gravou "Super Colossal" e lançou outro álbum ao vivo, "Satriani Live!".

Houve boatos que Satch já teria duelado com Buckethead em 2002, mas é uma informação falsa certamente espalhada por fãs.

Satriani também possui participações em outros álbuns, dentre os quais o de Alice Cooper "Hey Stoopid"(1991), "Spinal Tap's Break Like the Wind" (1992), Blue Öyster Cult "Imaginos"(1988). Fato interessante é que em 1986 fez backing vocals no álbum de estréia do Crowded House. Em 2003, tocou guitarra no CD de lançamento do Yardbirds “Birdland”. Em 2006, gravou várias faixas do CD/DVD "Gillan's Inn", do vocalista do Deep Purple Ian Gillan.

Em 2011, Satriani faz uma aparição no filme O Homem Que Mudou o Jogo. Ele aparece no filme tocando o hino dos EUA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário